11/14/24
Sinésio do Ferroviario de Floriano
11/13/24
Gusto dono do Botafogo
Gusto com a esposa Ceiça |
11/12/24
Seleção de Nova Iorque Maranhão 1978
Melhor time de futebol da cidade de Nova Iorque - MA , de todos os tempos e região, nossa cidade Turística, terra do sol , água e ar, fica localizada no leste maranhense, 500 Km da capital São Luis, banhada pelo Rio Parnaíba, ladeada pela Região Sul do Estado do Piauí, sempre vivemos como uma grande família.
Conheça Nova Iorque - MA, terra querida, pacata, mãezona, de gente maravilhosa, simples, acolhedora, natureza linda em harmonia, desfrutar da praia do cajú, comer peixa assado com uma ceva gelada, beber sucos da região, violência ZERO.
Nova Iorque - MA, recebeu status de Vila pela Lei Provincial nº. 1382 de 11 de maio de 1886 com território desmembrada de Pastos Bons e foi elevado à cidade em 1919, a velha cidade foi inundada pela Hidroelétrica de Guadalupe - PI.
Em Pé: da esquerda para direita, Bento Rego (filho da senhora Acy Rêgo), Ganjão (vulgo Nego Janga) Abmael (Vulgo Baé - in-memórian), Pedro do Zequinha, Pedro do Duca, e Geraldo Rocha.
Agachados da esquerda para a direita, Carlos Henrique Assunção (vulgo Nei), Ivaldo Torres e Silva (vulgo Brecha), Antônio Carlos Arara (vulgo Puruca Miranda), Luis Eduardo Neiva Rego (vulgo Lula) e Pedro da Delina (vulgo Zé-Abóbora)
Recordar é viver !!!!
Fonte: Carlos Henrique de Assunção Ferreira
11/08/24
GRÊMIO de Galdino 1975
GRÊMIO DE GALDINO DE 1975
FONTE: NOSSO AMIGO DIDI FUTUCA.
EM PÉ O EDMILSON CARVALHO (MARIDO DA GUIA BOLA), CARECA, GILETE, ALMEIDA, PEDRÃO, CHICO CARIMBÓ, EDIMAR, GILSON DUARTE, ZÉ ULISSES, JOAQUIM JOSÉ E SEU GALDINO OLIVEIRA.
AGACHADOS O CABRAL, LULÚ DE OSMAN, ZÉ VILMAR (ZÉ LIGEIRO), CORRÓ, DEDÉ, FLEXA E ALMA.
O MASCOTE É ZÉ NETO GADELHA.
MAS O FATO CURIOSO, É QUE A SELEÇÃO DE FLORIANO JOGOU UM AMISTOSO COM O TIME DO RIVER DE TERESINA, COM DUILIO E COMPANHIA E A NOSSA SELEÇÃO VENCEU POR UM A ZERO COM GOL DO PONTEIRO ESQUERO ALMA (foto).
O GOLEIRO DUILIO DO RIVER DISSE QUE NÃO VIU A BOLA PASSAR POR CONTA DE UM ATACANTE CHAMADO ALMA (KKK).
Chico Kanguri e suas histórias
É DO SEU ZÉ LEONIAS - CHAPÉU "SAVIOUR"!
11/05/24
Casa do Meladão
Auto Esporte de Teresina 1975
O ponteiro direito desse time nada mais nada menos era o nosso amigo João José Pereira, hoje Delegado Estadual Aposentado, o JANJÃO, que naquele tempo era considerado o Garricha do futebo piauiense. Habilidade, empatia e velocidade assombrava os adversários.
o tempo passou, mas ficaram registrados esses momentos de deleite do nosso futebol. Lamentavelmente, hoje, não se vê mais essa empatia, mas sim oportunidades viciadas que mancham a filosofia do nosso futebol, que sempre foi prestigiado em todos os cantos do Brasil.
10/29/24
Lembranças de JERUMENHA
10/22/24
Times Antigos de Floriano
Segundo o Centro Cultural Teodoro Sobral, esse time do PALMEIRAS, foi fundado pelos piolhos de bola José Bruno dos Santos e o famoso Professor de Educação Física Abdoral Alves do Nascimento no ano de 1965.
Jogaram nessa boa equipe os fanáticos por futebol Antonio Guarda, Raimundo Bagana, Sadica (cracasso), Miguel (goleiro), Perereca e Bitonho (estes dois vieram do Piauí de Teresina, Zé de Tila e Carlos Pechincha.
Time quase imbatível, mas depois vieram outras formações como esse da foto junto com outros craques de época.
10/02/24
Futebol de Salão
Time do AJAX
Dentro do contexto romântico do futebol de salão de Floriano, na década de setenta, havia um time praticamente imbatível.
Era o AJAX, agremiação formada por jovens atletas do Colégio Estadual no ano de 1975.
O AJAX jogava por música e foi, na quadra do Comércio Esporte Clube, em 1975, que sagrou-se o campeão do torneio daquela temporada.
Sua formação básica, como observamos na foto, enviada pelo nosso amigo Evandro Vieira, tinha o Eduardo ( Jerumenha ), o goleiro Evandro e o meio de campo Carlinhos Meiota.
Abaixo, no ataque, nada mais nada menos do que os craques Eloneide e Mocó, que deixavam os adversários sem o mínimo poder de reação.
Trata-se de mais um registro da época de ouro de nosso desporto, que os anos não trazem mais, para delírio daqueles que presenciaram esse marco histórico do passado.
9/20/24
Retratos do nosso futebol
Gusto, Rafael, seu Milton, Pompéia, Galdino e um tanto outros que não dá pra listar porque é imensa, mas havia essa epopéia que despertavam toda uma sociedade envolta de projetos para a nossa juventude.
Semana do Esporte, Torneios de Férias de Inverno e Verão no Comércio Esporte Clube, Intermunicipal, Campo dos Artistas e inúmeros campos estaplhados pelos quatro cantos da cidade revelavam craques para o nosso futebol.
Essa foto do Cruzeiro ilustra bem essa passagem maravilhosa do nosso futebol. O Estádio Mário Bezerra se tornava um campo de grandes jornadas, principalmente quando veio a Floriano aquele famoso Tiradentes de Alberto Silva com craques como Balula, Tinteiro e o famoso técnico Castilho.
Atualmente as modalidades são outras. Floriano está sem calendário, mas ainda alimentamos a esperança do retorno daquela hegemonia que tivemos no passado com esses novos valores que aqui e ali aparecem,.
Quem viver, verá.
9/17/24
Retratos do nosso futebol
RENO ESPORTE CLUBE
O time do Reno era uma tradicional equipe que participava sempre das principais competições a nível local e uma das suas melhores formações é essa (da foto), quando José Amâncio convocara para disputar aqueles belos torneios de antigamente.
Podemos destacar dessa época na escalação o Zé de Rita, Vicente Xeba, Miguel da Véa Bela, o goleiro Guiné, Pedim do Ouro e o lateral Neco em pé.
Já agachados o saudoso ponteiro Paulo Borges que o ví jogar no Estádio José Meireles (Ferroviário), o alfaiate José Fernandes, Chapéu, Quinto e Gildécio agachados.
Hoje padecemos e carecemos de competições que possam alavancar a auto estima da juventude. O que se vê atualmente são festas e fuás de consumo que lotam os ambientes sem precedentes. Não que tememos pelo futuro dessas novas gerações, mas que precisamos revitalizar um pouco daquele brio que exportávamos para todos os cantos do mundo.
9/04/24
Faleceu Padre DJALMA - Depoimentos e Fotos
DEPOIMENTO I
(Teodoro Sobral)
Estou muito triste c essa notícia da partida do Padre Djalma , era amigo da minha família desde que veio p cá em 1958 vindo de Roma onde tinha se ordenado, ele era bem diferente do Padre Pedro no modo de viver tanto c adultos como c crianças o que me levou a dizer: “Mamãe, o Padre Djalma só é padre na hora da missa. “Liderou os estudantes onde era professor nos ginásios de Floriano, comandou as Periguinacoes Estudantis que criou para a Igreja de Nossa senhora da Guia , vinham inclusive estudantes de outras cidades ; teve um ano ,1964, que foi no Aeroporto Velho onde foi botado uma Cruz registrando o evento , ficando a mesma por muitos anos lá no estacionamento.
Depois que foi p RJ, Pe Djalma vinha anualmente passar o aniversário dele em 11 de janeiro aqui em Floriano mostrando o apreço que tinha por n cidade. Passava um mês aqui e em 2 de fevereiro aniversário de minha mãe ia em n casa rezar uma missa p ela . Lembro dele junto c meu pai e outros amigos lá em casa ouvindo operas e todos ficavam de olhos fechados como manda o ritual.
Padre Djalma além de professor de português foi o primeiro Diretor do Ginásio Estadual da Escola Normal Monsenhor Lindolfo Uchoa; funcionou por muitos anos num prédio do Calisto Lobo na Praça Cel Borges onde funcionava o antigo Mercado. Hj é um prédio de 5 andares do Ivanildo , no térreo e o Bragança Hotel e nos outros andares aptos de aluguel
Enfim, tenho inúmeras lembranças do querido Padre Djalma e faço minhas as palavras dele na missa de sétimo dia da mãe dele : Não devemos ficar tristes e sim alegres c pessoa maravilhosa que ele foi . Vai em paz Reverendo( como meu pai o chamava ).
DEPOIMENTO I I
Vassiliki
Hoje saio do meu hábito de não interagir em grupos de whatsapp para me juntar a todos que tiveram o privilégio de, em algum momento, conviver com Padre Djalma. Saí de Floriano em 1964, com a lembrança do seu exemplo aninhada no meu coração. Ele me ensinou a olhar e ver a realidade. Quase sessenta anos depois,retomei o contato graças ao Teodorinho. Deixo aqui a mensagem que Padre Djalma enviou em 2022 e dá a dimensão do Ser Humano que era. Como dizem os gregos: Bom Paraíso! Que sua Memória seja eterna! A ele toda a minha Gratidão.
8/19/24
GRÊMIO – CAMPEÃO SENSACIONAL
7/03/24
Cangati - RIFIRI, É DURO APANHAR, JAMÉ!
5/20/24
Decisão do Campo dos Artistas
O detalhe é que o seu principal jogador, o Luiz Alberto, estava atrasado para o embate, por conta de que ainda não tinha enchido os potes, obrigação diária imposta pela sua genitora, a dona Maria Clinaura.
Depois de completada essa tarefa, dona Maria Clinaura libera o menino e esse corre em disparada para o campo, de forma que desse tempo de jogar o restante da partida.
Tendo em vista que o seu reserva CAFÉ o estava substituindo, provisoriamente, Ubaldo grita: "eita, Café, lá vem Luiz Alberto, ó..." Sabendo que iria ser mesmo substituído, Café simula uma contusão e cai, bufando: "rapaz, peguei uma fisgada aqui no joelho, ó... Vou ter que sair!"
FLUMINENSE DE TERESINA 1975
Em 1975 o Fluminense de Teresina ainda destacou-se e assustava adversários como River, Flamengo e Tiradentes com aquela formação e a direção de desportistas comprometidos com o nosso desporto.
À época, o futebol piauiense brilhava dentro de um contexto positivo e passava para os torcedores um brilho gigantesco, fazendo os nossos estádios ficarem lotados.
Acima, na foto, disputando o campeonato piauiense, observamos o Fluminense de 1975no estádio Albertão, com a escalação de Paulo Henrique, Wilson, Brígido, Valdivino, Luiz e Cesar em pé da esquerda para a direita;
Agachados, observamos o Antonio Wilson, Bola Sete, Mota, Gonçalo e Jair na ponta esquerda.
Atualmente, o futebol requer recursos e os investimentos são poucos. Nossos times não conseguem mais estabelecer planejamentos consistentes pra que o nosso futebol volte a brilhar.